PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE ALCOOLISMO E TABAGISMO

Vida + Viva

Apresentamos as perguntas mais frequentes sobre Alcoolismo e Tabagismo, envie sua dúvida através do e-mail: contato@vidamaisviva.org.br, ou utilizando nossa página no Facebook, ou preenchendo o formulário abaixo:

COMO SABER SE UMA PESSOA TEM PROBLEMAS COM ÁLCOOL?

Você já pensou que deveria diminuir seu consumo de álcool? Alguém já te criticou por causa da bebida? Você já se sentiu mal ou culpado por beber? Você já acordou e a primeira coisa que fez foi beber para se sentir bem? Se você respondeu positivamente a uma destas questões, isto pode ser um indicativo de que você tem que você tem problemas com o álcool. Mais de uma resposta afirmativa indica que há uma grande probabilidade de você ter problemas com o álcool.

Fonte: National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA)
http://pubs.niaaa.nih.gov/publications/aa65/AA65.htm

O ALCOOLISMO É HEREDITÁRIO?

A herança genética pode explicar parcialmente a vulnerabilidade de alguns indivíduos à dependência do álcool, já que outros fatores também demonstraram estar relacionados. Entre eles podemos citar: estilo de vida, influência do meio, presença de eventos estressores e capacidade de enfrentamento frente aos problemas ou dificuldades.

Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS) - Neuroscience of Psychoactive Substance Use and Dependence, 2004.

O QUE É ALCOOLISMO?

O alcoolismo é uma doença crônica que compreende os seguintes sintomas: desejo incontrolável de beber, perda de controle (não conseguir parar de beber depois da pessoa ter começado), dependência física (sintomas físicos como sudorese, tremedeira e ansiedade quando a pessoa está sem o álcool) e tolerância (a pessoa com o tempo passa a precisar de doses maiores de álcool).

Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS)
http://www.who.int/substance_abuse/terminology/who_lexicon/en/

QUAIS OS EFEITOS DO CONSUMO DE ÁLCOOL NO ORGANISMO?

O álcool é um depressor do Sistema Nervoso Central e age diretamente em diversos órgãos, tais como o fígado, o coração, vasos e na parede do estômago. Os efeitos do álcool no cérebro podem ser percebidos da seguinte maneira: nos primeiros momentos após a ingestão de álcool, podem aparecer efeitos estimulantes como euforia, desinibição e loquacidade (maior facilidade para falar). Com o passar do tempo, começam a aparecer os efeitos depressores.

Fonte: Australian Drug Foundation (ADF)
http://www.druginfo.adf.org.au/article.asp?ContentID=alcohol#effects%20of%20alcohol

PROGRAMA

Mantenedora

CONTATOS

PROGRAMA VIDA + VIVA
Rua Silva Jardim, 96
Centro - Lajeado/RS
Fone: (51) 3011.6900
Ramal 6952 / 6950
contato@vidamaisviva.org.br

ATENDIMENTO:
13h às 17h.

CURTA NOSSO FACE

RECEBA NOSSA NOVIDADES



Investidor Institucional

Investidores Sociais