NOTÍCIAS

Vida + Viva

09 de Dezembro de 2021

VIDA+VIVA SEM ÁLCOOL (-)18 ANOS PROMOVEU O 5º SEMINÁRIO TÉCNICO CIENTIFICO

Evento foi realizado no dia 9 de dezembro de forma online, pela plataforma Univates AoVivo 

O tema desta edição foi o “Aconselhamento breve sobre álcool e outras drogas em tempo de Covid-19”. Os convidados foram o Doutor em Pediatria pela Universidade de São Paulo, Dr João Paulo Becker Lotufo e a presidente e coordenadora dos programas de prevenção à violência do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo Soares. A mediação ficou por conta do promotor Neidemar Fachinetto que ressaltou a importância de iniciativas de prevenção e conscientização. 

Lotufo lamentou que 60% dos acidentes de trânsito são causados por pessoas alcoolizadas. Segundo ele, álcool é a 2ª causa de morte evitável no mundo. Ele afirmou ainda que durante a pandemia houve um aumento no consumo de álcool. “ Podemos observar isso principalmente na faixa etária do jovem, aumentou 24% a ingestão de álcool. Sabemos que um copo de cerveja, um cálice de vinho, uma dose de destilado já causa prejuízo na percepção de distância e velocidade. ”

Lotufo abordou os malefícios do início precoce no consumo de álcool. “É preciso retardar a experimentação cedo. O assunto tem que ser discutido em sala de aula, nos consultórios médicos, na comunidade”. Ele questionou a falta de leis e políticas de prevenção ao uso de drogas e álcool. 

Já a especialista em Neurociências e Comportamento pela PUCRS, educadora parental certificada pela Associação Internacional de Disciplina Positiva, Tâmara Biolo Soares, destacou as medidas adotadas pelo Pacto pela Paz. Segundo ela, em Lajeado houve uma redução nos índices de homicídio, roubo de veículos e pedestres. “ Com as iniciativas adotadas pelo Pacto no município podemos perceber que houve uma redução no consumo de bebidas alcóolicas. Nós queremos ser parceiros do programa Vida+Viva sem álcool para ações em conjunto.  Precisamos também vincular o tema do álcool relacionado ao aumento da violência.”

Segue o link do Youtube com a gravação da atividade do dia 9/12

5º SEMINÁRIO TÉCNICO CIENTÍFICO DO PROGRAMA VIDA+VIVA, SEM ÁLCOOL (-) 18 ANOS

http://www.youtube.com/watch?v=G0kwqqk9u0g

Fonte: Vida + Viva, sem álcool (-) 18 anos


FOTOS

PROGRAMA

Mantenedora

CONTATOS

PROGRAMA VIDA + VIVA
Rua Silva Jardim, 96
Centro - Lajeado/RS
Fone: (51) 3011.6900
Ramal 6952 / 6950
contato@vidamaisviva.org.br

ATENDIMENTO:
13h às 17h.

CURTA NOSSO FACE

RECEBA NOSSA NOVIDADES



Investidor Institucional

Investidores Sociais