NOTÍCIAS

Vida + Viva

06 de Dezembro de 2022

EVENTO MARCA OS DEZ ANOS DO PROGRAMA VIDA + VIVA EM LAJEADO E REGIÃO

                                                         Terça - feira, 6 de dezembro de 2022

 

Evento marca os dez anos do Programa Vida + Viva em Lajeado e região

Nesta manha de terça-feira (6) o programa reuniu professores, alunos, diretores, apoiadores, investidores e autoridades no salão do Sesc de Lajeado para o reconhecimento e entrega das homenagens aos parceiros do programa.

Lajeado - Um programa consolidado. Uma década de história com ações específicas para o enfrentamento à drogadição. Para celebrar essa trajetória bem-sucedida, o programa reuniu na manhã de terça-feira (6) professores, alunos, diretores, apoiadores, investidores e autoridades no salão do Sesc. O programa iniciou em 2012, teve como base iniciativas comunitárias como o “Plano Municipal de Enfrentamento à Drogadição” de 2009, cujas ações passaram a ser implementadas através do “Fórum Municipal de Enfrentamento à Drogadição” nas áreas da saúde, da educação, da justiça e segurança e da comunitária.

É baseado em três eixos de atuação; conhecimento, boas práticas em andamento e fiscalização. Ao longo desse período foram realizadas uma infinidade de ações, concurso cultural, seminário técnico-científico, além de três pesquisas, a última divulgada parcialmente no evento.  O coordenador do programa, promotor Neidemar Fachinetto, ressaltou a participação voluntária de diversos segmentos da sociedade. “É possível aferir que um dos impactos está na participação voluntária de diversos segmentos da vida social e, principalmente, no estabelecimento de um contraponto à tolerância ainda vigente quanto a exposição, venda e consumo de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes, a despeito dos malefícios que este produto causa para o desenvolvimento físico, neuropsicológico, educacional e social para nossas crianças e adolescentes. ”

O  prefeito Marcelo Caumo destacou que o programa é pioneiro na cidade de Lajeado e busca diagnosticar muito cedo e entender de que forma as crianças e adolescentes estão crescendo.  “O grande mérito do Vida é justamente o que os outros têm dificuldade, ou seja, fazer a pesquisa e ter elementos objetivos que são norteadores da tomada de decisão. Já estamos na terceira pesquisa. Muito se produziu por causa desse trabalho. Um trabalho objetivo, com várias iniciativas que estão acontecendo, mas precisam ter um elo de ligação que esperamos para os próximos anos. ”

Já o Juiz Corregedor, Luis Antonio de Abreu Johnson, ex-Juiz da Infância e Juventude de Lajeado participou ativamente desde a implantação do programa em 2012. Enalteceu o programa.  “Lajeado é um berço de grandes iniciativas, projetos e grandes ações que deram certo. Não conheço nenhum outro município que tenha um projeto dessa envergadura, que consiga unir atores do comércio, indústria, poder público, da universidade, trazendo pesquisa.”

Homenagem aos apoiadores 

Durante a solenidade houve a entrega de placas para personalidades e apoiadores institucionais e sociais. Foram homenageados todos os que acreditaram na proposta.

Personalidades

  1. Dani José Petry, ex-presidente da Alsepro
  2. Sérgio da Fonseca Diefenbach, Promotor de Justiça e então coordenador do Pacto Municipal de Enfrentamento à Drogradição (2009/2011),
  3. Luis Antonio de Abreu Johnson, ex-Juiz da Infância e Juventude de Lajeado e Juiz Corregedor
  4. Sérgio Giomar Pezzi, psicólogo e colaborador na elaboração teórica do “Programa de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes de Lajeado” em 2012
  5. Prof. Dr. Luis Cesar de Castro, Coordenador do Departamento Científico do Programa Vida+Viva sem álcool (-) 18 anos, pela dedicação e empenho na condução das pesquisas e diagnósticos com escolares realizados nos anos de 2012, 2017/2018 e 2022, base científica para as ações e iniciativas realizadas;

 

Investidores institucionais

  1. Adriana Vettorello, Secretária Municipal de Educação de Lajeado
  2. Simone Dullius, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes de Lajeado - COMDICA,
  3. Profª Evania Schneider, reitora Universidade do Vale do Taquari - Univates,
  4. Graciela Ethel Black, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado – Acil
  5. Cássia Cristini Benini, - Coordenadoria Regional de Educação - 3ª CRE
  6. Deoli Graff, presidente Câmara de Vereadores do Município de Lajeado

 

Investidores Sociais

  1. Bebidas Fruki SA,
  2. Unimed VTRP,
  3. Uniodonto-Cooperativa Odonto dos Vales Taquari e Rio Pardo,
  4. Sorvebom Industrial LTDA,
  5. Docile Alimentos LTDA,
  6. Metodo Medicina de Lajeado,
  7. Terceira Visão Multimídia.

 

Apoiadores - veículos de comunicação à disposição do Programa Vida+Viva,

  1. Grupo A Hora, Adair Weiss;
  2. Grupo Independente, Ricardo Brunetto;

 

Apoio

  1. SESC Lajeado, em nome de Sra Betina Duraiski;

Mascote do programa

Em comemoração aos 10 anos, foi lançado hoje o concurso para escolha do nome do mascote do Programa Vida+Viva, que será feito pelas mídias sociais do Programa e apresentado no lançamento do edital para a 7ª Edição da Mostra Cultural-Vídeo/2023.

Participe enviando sugestões para: E-mail : proseguranca@acillajeado.org.br

Exposição 10 anos

Logo após o evento houve a abertura da exposição dos trabalhos realizados pelas Escolas e ONG’s durante estes 10 anos de atividades. A exposição vai ficar por 30 dias no Hall de acesso do Sesc em Lajeado, na rua Silva Jardim, 135, centro.

3ª Pesquisa uso e manutenção de substâncias psicoativas

A pesquisa foi realizada pelo Departamento Científico do Vida + Viva, coordenada pelo Dr. Luís César de Castro, farmacêutico clínico e patrocinada pelo Poder Público de Lajeado. Os dados revelaram que os jovens estão com comportamento de adulto, em termos de uso de substâncias psicoativas. “Em termo de desenvolvimento cognitivo, emocional e relacional isso é desfavorável. Os jovens têm que ter o direito a não usar, por causa dos prejuízos que isso acarreta no seu desenvolvimento ”

O levantamento apontou que 80% dos jovens entre 12 e 17 anos já usaram qualquer substância psicoativa. A média de idade para o álcool é de 10 anos. A bebida alcoólica continua sendo o objeto de maior experimentação e manutenção de uso contínuo.

Comunicação Alsepro

Simone Wobeto

swobeto@hotmail.com

(51)30116950/6952

alseprolajeado.com.br

vidamaisviva.org.br

                                                   


FOTOS

PROGRAMA

Mantenedora

CONTATOS

PROGRAMA VIDA + VIVA
Rua Silva Jardim, 96
Centro - Lajeado/RS
Fone: (51) 3011.6900
Ramal 6952 / 6950
contato@vidamaisviva.org.br

ATENDIMENTO:
13h às 17h.

CURTA NOSSO FACE

RECEBA NOSSA NOVIDADES



Investidor Institucional

Investidores Sociais