6ª MOSTRA CULTURAL VIDA+VIVA – EDIÇÃO 2020
Informe complementar nº 3 – DO CRONOGRAMA (MÚSICA)
A Equipe Diretiva do programa, nos termos dos itens 4; 6 e 16 do Regulamento, torna público o presente Informe Complementar, a fim de inserir, alterar e complementar o Edital, nos seguintes termos:
-
- Abaixo segue atualizado CRONOGRAMA da capacitação: Oficina de MÚSICA, com a Professora Dra. Cristina Mie Ito Cereser
Ementa: Noções de melodia e ritmo
Carga horária: 40 horas-aula, sendo o último encontro de 4horas de capacitação de Cidadania, completando as 44horas, previstas pelo regulamento 2020.
Número de vagas máximo: 25 vagas
Metodologia:
Todos os encontros previstos neste semestre ocorrerão virtualmente pelo Google Meet. O link será enviado aos participantes antecipadamente. Os alunos se reunirão em grupos (por instituição) para realizarem todas as atividades proposta durante a etapa de capacitação.
Para os encontros dos grupos será sugerido a plataforma TeamLink www.teamlink.co, mas cada instituição poderá optar em qual plataforma seu alunos irão interagir durante a elaboração das atividades.
Nos sete primeiros encontros serão apresentados conteúdos musicais que darão base para a iniciação do processo composicional.
Como esses encontros terão duração de apenas duas horas, serão sugeridas atividades para a realização durante a semana a serem apresentadas e discutidas no encontro seguinte.
As atividades serão fundamentadas no modelo C(L)A(S)P de Swanwick (2003). De 1 acordo com esse educador musical, a vivência direta com a música ocorre a partir de três atividades: composição, execução e apreciação, complementada pela técnica e literatura.
A partir do 8º ao 11º encontro os alunos passarão pelo processo composicional inicial da composição. O processo composicional em grupo será baseado no modelo de Fautley (2004):
Fase ou atividade inicial Anúncio/recebimento da tarefa
Fase inicial confirmatória Os alunos discutem a tarefa
Geração As ideias são produzidas
Exploração As ideias são exploradas e são investigadas potencialidades
Organização As ideias são exploradas e dispostas em algum tipo de ordenação
Performance da obra em andamento/processo Pode ser formal ou informal, e usada pelo grupo de composição para inserir suas ideias em um contexto
Revisão Revisitação do material
Transformação/modificação As ideias existentes são alteradas de alguma forma
Extensão e desenvolvimento Ideias existentes são trabalhadas e levadas adiante Performance final Apresentação (produto) composicional
Fase final Intervenções do professor
Durante a elaboração da composição, os alunos serão estimulados a utilizar as dimensões da crítica musical: materiais, expressão, forma e valor (SWANWICK, 2003).
Ao final da capacitação, os grupos deverão apresentar uma composição musical finalizada (melodia, letra, harmonia, arranjo) e performance final (vocal e instrumental).
VIDE ANEXO DO ARQUIVO EM PDF em intero teor com as datas e horários
INFORMAÇÕES
contato@vidamaisviva.org.br