NOTÍCIAS

Vida + Viva

05 de Abril de 2021

PANDEMIA PODE IMPACTAR DE FORMA NEGATIVA NA VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

PANDEMIA PODE IMPACTAR DE FORMA NEGATIVA NA VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Preocupação foi levantada durante live promovida pelo programa Viva+vida sem álcool(-) 18 anos


A crise gerada pela covid-19 pode ter um forte impacto na vida de crianças e jovens, é o que apontaram especialistas da área da saúde durante a live promovida pelo programa Vida +Viva sem álcool(-) 18 anos. Professores e diretores de escolas da rede privada, municipal e estadual de toda região também se envolveram na discussão do assunto. A perda da rotina, o fechamento das escolas, o isolamento social, emoções à flor da pele, mudanças que provocam grandes repercussões. 

 

De acordo com o professor Luís César De Castro, Phd, graduado em Farmácia e Coordenador do Departamento Científico do Programa, os jovens estão tendo mais insônia e crises de ansiedade. “ Esse estresse crônico leva o adulto a depressão e a criança e adolescente em desenvolvimento levam a situação de sofrimento mental futuro. Esse sofrimento pode gerar problemas sérios no futuro.” 

 

O que preocupa ainda são os relatos mais frequentes durante a pandemia de jovens afirmando que o álcool está cada vez mais presente dentro de casa e existe até o compartilhamento entre pais e filhos da cannabis. O professor ainda apresentou a pesquisa realizada entre os anos de 2012 e 2018 com crianças e jovens sobre o uso de entorpecentes. 

 

Para a mestre em Psicologia e diretora da Socciethos Consultoria, Carolina Lima Silva, a escola tem um desafio ainda maior neste momento, de acolher, despertar o senso de pertencimento do aluno, mesmo à distância. Dessa forma, ela acredita que os efeitos da crise podem ser amenizados e destacou a abertura ainda maior do diálogo entre a família e a escola. “ A escola é um local, um espaço de experimentação diferente da casa, onde constrói papeis sociais, e que não estão sob a tutela dos pais. Existe uma troca, a formação de identidade, mas em função da pandemia não pode acontecer. É preciso ficar atento não só a questão educacional neste momento, mas de formação de vínculo, afeto.” 

 

O coordenador do programa, promotor Neidemar Fachinetto aproveitou para divulgar a Mostra Cultural, que este ano está num novo formato, vai ser online com apresentação de todos os trabalhos e não apenas os selecionados. “A ideia é capacitar alunos e professores para que possam estar melhores instrumentados a produzir produtos culturais com a temática relacionada a prevenção e consumo de álcool.” 

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril pelo site vidamaisviva.org.br ou pelo e-mail:contato@vidamaisviva.org.br, telefone (51) 3011-6900 

Em 2021, o programa Vida + Viva sem álcool(-)18 anos, mantido pela Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro) completa oito (8) anos. 

  • FICHA DE INSCRIÇÃO

Link

http://encurtador.com.br/iow12

  • REGULAMENTO 2020

Link

http://encurtador.com.br/cxGHS

Matéria completa no site:

https://alseprolajeado.com.br


FOTOS

PROGRAMA

Mantenedora

CONTATOS

PROGRAMA VIDA + VIVA
Rua Silva Jardim, 96
Centro - Lajeado/RS
Fone: (51) 3011.6900
Ramal 6952 / 6950
contato@vidamaisviva.org.br

ATENDIMENTO:
13h às 17h.

CURTA NOSSO FACE

RECEBA NOSSA NOVIDADES



Investidor Institucional

Investidores Sociais